data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Após quase três semanas de internação, o gerente administrativo do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), João Batista Vasconcellos, 51 anos, comemora a recuperação da Covid-19.
Na último dia 6, Vasconcellos recebeu alta do Hospital Alcides Brum, onde esteve internado desde o 19 de outubro, em função de complicações respiratórias causadas pelo coronavírus.
Boletim estadual registra mais cinco óbitos associados à Covid-19 da região
Ele conta que o primeiro sintoma se manifestou em 8 de outubro, quando sentiu dores nas articulações. Logo depois perdeu o olfato e começaram as crises de falta de ar.
- A partir do dia 19 de outubro, o quadro respiratório piorou. Eu estava com 65% do meu pulmão comprometido - lembra Vasconcellos.
Após casos de Covid-19, única UBS de Itacurubi suspende consultas eletivas
A partir desse diagnóstico, o gerente administrativo do Husm precisou ficar uns dias entubado. Para ele, a experiência da Covid trouxe aprendizados.
- É uma doença traiçoeira. De uma hora para outra, o quadro piora. O aprendizado maior é que, ao contrário do que imaginamos, não somos eternos. Tive outra oportunidade de vida e, agora, vou valorizar - diz.